300 novos fogos para arrendamento acessível em Matosinhos
Foram assinados ontem, entre o munícipio de Matosinhos e o Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), dois protocolos de colaboração, que irão permitir construir 300 novas habitações.
No âmbito do programa 1º Direito, 105 fogos serão construídos em dois edifícios abandonados localizados na Área de Reabilitação Urbana de S. Mamede de Infesta que a Câmara de Matosinhos adquiriu para reabilitar.
O concurso da empreitada de reabilitação será lançado ainda este ano. Está prevista a remodelação integral dos edifícios, com o redesenho de interiores e tratamento exterior de fachadas, a transformação das lojas existentes no nível do R/C e o aumento do nível de eficiência no que toca a certificação energética. Os 105 fogos terão tipologias habitacionais que variam do T1 ao T3.
A obra conta com o financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), num valor superior a 18 milhões de euros.
Já na zona de Picoutos serão construídas 205 habitações para arrendamento acessível, também no âmbito do PRR.
A sessão contou com a presença da Secretária de Estado da Habitação, Fernanda Rodrigues, a presidente do Conselho Diretivo do IHRU, Isabel Dias, o vice-presidente da autarquia, Carlos Mouta, os vereadores Manuela Álvares, Fernando Rocha, António Correia Pinto, Marta Pontes e Vasco Pinho, a administradora da MatosinhosHabit, Helena Vaz, o administrador da Matosinhos Sport, Henrique Calisto, e o presidente da união das freguesias de S. Mamede de Infesta e Senhora da Hora, Leonardo Fernandes.