MatosinhosHabit candidata o Projeto de Requalificação do Bairro dos Pescadores ao Prémio Nacional da Reabilitação Urbana









O Prémio Nacional de Reabilitação Urbana é uma iniciativa da Vida Imobiliária e da Promevi, que visa distinguir as intervenções urbanas de maior valia para a sociedade nas suas múltiplas valências: o contributo para a qualificação das cidades e o seu impacto na comunidade, o sucesso medido pela aceitação pelo mercado, o impacto e valor social, a capacidade de induzir a mudança no tecido urbano.
As diferentes valências de uma iniciativa imobiliária de sucesso estarão em análise para premiar a excelência.
A MatosinhosHabit submeteu a concurso o Projeto de Reabilitação do Bairro dos Pescadores em Matosinhos, um investimento da autarquia de 1 milhão e 100 mil euros (com financiamento a fundo perdido pelo IHRU - Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana, de 246.829,76 euros), o projeto de requalificação urbana da autoria do arquiteto Carlos Coelho, que teve como base a regeneração urbana e a mobilidade sustentável, incluindo ainda uma intervenção “piloto” no Bloco J, um dos edifícios que se espera poder vir a servir como exemplo e incentivo para que os proprietários privados das restantes edificações avancem com obras nas suas propriedades, as quais poderão ser abrangidas pelo programa de habitação “1.º Direito/PRR”.
O sucesso desta reabilitação, o resultado estético final na integração urbana e a harmonia dos materiais utilizados é, para a MatosinhosHabit, motivo suficiente para considerar esta intervenção como projeto passível de ser premiado com o galardão em concurso.
Esta reabilitação representou muito mais que uma simples renovação do edificado, porque o Conjunto Habitacional intervencionado é constituído por habitação mista, nomeadamente habitação social e habitação privada.
Esta conjugação de interesses de diferentes proprietários seria à partida um enorme entrave ao sucesso desta operação. A partir desta complexidade, a Câmara Municipal de Matosinhos e a MatosinhosHabit, conseguiram desconstruir a mesma, explorando e chegando aos matosinhenses envolvendo-os para poder ser obtido o resultado agora alcançado.
O envolvimento com os residentes e a proximidade na criação e construção da solução do projeto, constituem aspetos distintivos da intervenção, que mais alavanca a vontade de concorrer a este prémio, uma vez que reabilitação urbana é no edificado, mas também é para as pessoas aí residentes. Este projeto é sem dúvida a imagem e a reprodução do sucesso desse propósito.
#Matosinhos #MatosinhosHabit #Habitação #PRR