MatosinhosHabit integra Comunidade Energética Renovável da LIPOR
A Lipor apresentou uma nova Comunidade Energética Renovável (CER) que tem como principal objetivo a produção e partilha de eletricidade gerada a partir da valorização energética de resíduos na central da empresa, proporcionando "benefícios ambientais, económicos e sociais".
A constituição desta Comunidade é uma iniciativa promovida pela LIPOR e seus Municípios Associados, e que conta com a adesão de outros municípios e instituições em contiguidade geográfica à área de atuação da LIPOR.
Desde há mais de 25 anos que a LIPOR tem o seu enfoque na Economia Circular, procurando produzir uma diversidade de produtos a partir do aproveitamento de recursos que antes eram confinados em aterros. Entre os demais projetos que consubstanciam este propósito, estão a transformação de biorresíduos em “composto” para a agricultura, materializado em produtos como o Nutrimais, a utilização de plásticos provenientes de “cadeiras e mesas de jardim em fim de vida” para produção do ecoponto doméstico de parede Wallie (www.wallie.com.pt) e outros mais que estão a ser desenvolvidos e que brevemente serão apresentados ao Mercado.
Fotos: Lipor