Rastreio de Diabetes promovido pela MatosinhosHabit recebe mais de uma centena de participantes

Numa parceria com a Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP), a MatosinhosHabit promoveu a iniciativa “Viver com a Diabetes”, no âmbito do Programa Nacional dos Bairros Saudáveis, que contou a presença 108 participantes, junto dos moradores dos Conjuntos Habitacionais Caixa Têxtil, Estação e Laranjeiras.

A iniciativa além de permitir o acesso a um diagnóstico precoce da diabetes, sensibilizou e informou os cidadãos para um maior cuidado evitando assim o seu aparecimento e evolução.

Durante o rastreio, foi realizado o teste de avaliação do risco da doença, tendo 37 participantes manifestado um ligeiro risco para diabetes. A população entre os 60 aos 79 anos foi a que mais aderiu ao rastreio com a presença de 63 participantes. O público feminino (61 participantes) também revelou maior expressão na iniciativa comparativamente com o masculino (47 indivíduos). No total, foram referenciados 17 casos de indivíduos com diabetes.

Além da aposta na prevenção da diabetes, a iniciativa teve como objetivos melhorar as condições de saúde, bem-estar e qualidade de vida da população e de apoiar os profissionais de saúde (enfermeiros) que lidam com a diabetes nomeadamente através de formação com o pé diabético, os cuidados com os pés ou covid-19 em idade sénior.