Workshop de upcycling no Conjunto Habitacional das Ribeiras I (Perafita)

Decorreu durante a manhã do passado sábado um workshop de upcycling, “Venha transformar uma t-shirt ou camisola velha, num saco para ir às compras”, inserido no processo de certificação “Coração Verde”. O stand da Lipor montado no centro da praceta, convidou os moradores a participarem na reutilização de uma camisola velha, sensibilizando para a importância da reciclagem.

Esta iniciativa enquadra-se também no âmbito do mês sem plástico, oferecendo uma opção sustentável e criativa na substituição deste material. Além de se pretender despertar uma maior consciencialização para as questões ambientais, este processo de certificação vem também reforçar as boas práticas já existentes da comunidade residente no bairro.

A MatosinhosHabit encontra-se em processo de implementação das práticas ambientais “Coração Verde” no Conjunto Habitacional Ribeiras I, em Perafita. Promovido pela Lipor, no âmbito do projeto educativo “Geração+”, esta iniciativa, tem como base o “melhoramento e a intensificação dos processos instituídos em várias áreas essenciais como a gestão ambiental, gestão da água e da energia, e a gestão sustentável dos espaços verdes ou ajardinados”.

Como parceiros institucionais, a MatosinhosHabit conta com a colaboração da Divisão do Ambiente da Câmara Municipal de Matosinhos na articulação para a gestão funcional da recolha de resíduos e na divulgação do projeto; com a União de Freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo na parte da limpeza e manutenção, acompanhamento dos trabalhos, e na operacionalização da requalificação da praceta, efectuada em simultâneo pelos jovens e pela equipa da MatosinhosHabit; e com a LIPOR no âmbito das ações de sensibilização e formação para construção de hortas e canteiros.

#Matosinhos #Ambiente #Lipor #MatosinhosHabit