MatosinhosHabit promove sessões de prevenção sobre bullying
A MatosinhosHabit, atenta aos crescentes episódios de bullying contra pessoas LGBTI, está a desenvolver um ciclo de sessões de sensibilização junto de diversos jovens do concelho.
O objectivo é alertar e prevenir para situações de violência tanto em ambiente escolar como social.
No seguimento da adoção de uma intervenção de proximidade junto da comunidade local, a MatosinhosHabit, em parceria com a Associação Plano i, iniciou recentemente um ciclo de sessões de sensibilização e prevenção sobre a comunidade LGBTI. Destinado a um grupo de jovens alunos, a iniciativa tem como principal objectivo alertar para este fenómeno crescente e para o impacto que pode ter junto da população juvenil.
Esta iniciativa surge no sentido de consciencializar os jovens para o tema dos Direitos Humanos, promovendo, ao mesmo tempo, o respeito pela diversidade, através da criação de momentos de partilha de ideias e reflexão sobre as representações pessoais e sociais acerca das questões LGBTI. Acreditamos que esta análise crítica potencia um ambiente seguro, inclusivo e promotor da liberdade individual, contribuindo ativamente para a irradicação de preconceitos discriminatórios contra pessoas LGBTI.
Esta iniciativa, que decorrerá até ao final desta semana, envolve um grupo de alunos, com idades compreendidas entre os 16 e os 21 anos, que frequentam a Escola de Segunda Oportunidade de Matosinhos, uma instituição que tem como objectivo promover a educação de segunda oportunidade, desenvolvendo o seu trabalho com jovens vulneráveis, com diminutas habilitações escolares e profissionais, em condição de abandono escolar e em risco de exclusão social.
A continuidade desta ação é uma realidade já que a ideia será replicar, para o próximo ano, este e outros temas. Não apenas neste contexto de articulação direta, mas também para estreitar relações no âmbito do projeto “Bairros Saudáveis”, do qual a MatosinhosHabit é parceira.