A MatosinhosHabit faz oficialmente parte da Housing Europe – Federação Europeia de Habitação Pública, Cooperativa e Social, uma associação que reúne mais de 40 federações nacionais e regionais, a nível europeu.

A MatosinhosHabit acaba de ser admitida como membro da Housing Europe. Implementada em 1988, esta associação agrega 44 federações nacionais e regionais, reunindo perto de 43 mil parceiros no domínio da habitação pública, social bem como cooperativas de habitação, oriundos de 23 países. No total, a Housing Europe abrange mais de 26 milhões de habitações, representando assim cerca de 11% dos domicílios públicos existentes na União Europeia.

Para Tiago Maia, administrador da MatosinhosHabit, «a nossa integração na Housing Europe é um reconhecimento internacional do que a MatosinhosHabit tem vindo a desenvolver enquanto promotor de boas práticas, quer ao nível da gestão do edificado, quer em termos da promoção do trabalho colaborativo em prol da comunidade local. É de facto um motivo de grande orgulho, mas que acarreta também uma grande responsabilidade e um desafio para continuarmos a desenvolver o nosso trabalho sempre com o mesmo objectivo: facultar habitação digna e proporcionar qualidade de vida aos nossos munícipes.»

Nesse sentido, esta adesão vai possibilitar, além de um maior apoio no âmbito da intervenção habitacional local, que a MatosinhosHabit usufrua de uma presença mais ativa e destacada. Refere Tiago Maia, «esta parceria será benéfica a vários níveis, nomeadamente, ao possibilitar que tenhamos uma voz mais forte tanto a nível europeu como nacional, assim como proporcionará um acompanhamento mais consistente na envolvência de todas as políticas da UE e nas importantes conquistas nos setores da energia, finanças e regulamentação urbana. Por outro lado, teremos ainda acesso privilegiado a informações importantes, que serão uma importante ferramenta de apoio ao nosso trabalho assim como seremos parte integrante de vários projectos e eventos europeus do setor.»