Os cheques, no valor mensal de 2.450,00€ foram entregues ontem, numa sessão que decorreu no Edifício dos Paços do Concelho e que contou com a participação da Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, e do administrador da MatosinhosHabit, Tiago Maia.
O Programa Municipal de Apoio ao Arrendamento, recorde-se, surgiu em 2009 da necessidade de encontrar respostas diversificadas aos problemas de habitação existentes no Concelho.
Os preços praticados pelo mercado privado de arrendamento dificultam o acesso de muitas famílias que, simultaneamente, não reúnem critérios de priorização para a atribuição de habitação social. Por outro lado, em situações de desemprego, doença, entre outros, as famílias veem diminuir os seus rendimentos e consequentemente não conseguem suportar os encargos com habitação.
Assim, o Programa Municipal de Apoio ao Arrendamento apresenta-se como uma alternativa à habitação social e evita o desalojamento face a ações de despejo, fruto das dificuldades económicas das famílias.
Atualmente, o Programa Municipal de Apoio ao Arrendamento apoia 706 famílias, atribuindo uma verba mensal total 75.806,30€. Os valores atribuídos variam entre os 75 e os 125 euros por mês.