A MatosinhosHabit destaca-se pela promoção de políticas sociais, relacionadas com as problemáticas habitacionais, sendo um dos parceiros ativos do Núcleo Executivo da Rede Social, das Comissões Sociais de Freguesia e do Conselho Local de Ação Social (CLAS).

A dinâmica da Rede Social implica que haja uma atualização periódica do seu diagnóstico social, de modo a que a intervenção realizada seja capaz de responder aos desafios que uma realidade em constante mudança vai colocando. O diagnóstico social fundamenta o Plano de Desenvolvimento Social e é também um instrumento de produção de conhecimento sobre o concelho promovendo uma reflexão e aprendizagem coletiva. Os dados presentes no documento “Diagnóstico Social do Concelho de Matosinhos 2020”, constituem uma síntese da caracterização social e económica da população residente no concelho de Matosinhos, organizada em função das principais dimensões de bem-estar.

A informação aqui constante surge como fundamental não só para se compreender as alterações verificadas no perfil socio-demográfico da população residente, mas também para que seja possível identificar quais os problemas que se vão tornar prioritários no Plano de Desenvolvimento Social 2020-2025.

Diagnóstico Social do Concelho de Matosinhos 2020