A MatosinhosHabit vai assinar um protocolo de colaboração com a LIPOR no âmbito do projeto CREW – Centros de Recuperação de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos. O objectivo é proporcionar uma nova vida a estes equipamentos, promovendo a recuperação dos mesmos e incentivando também a sua reciclagem.
Tendo como uma das suas maiores preocupações a sustentabilidade ambiental, e tendo a LIPOR como um parceiro essencial na dinamização de várias iniciativas, a MatosinhosHabit pretende, assim, criar no concelho um espaço de formação e capacitação que promova a retoma de vários equipamentos que tenham potencial para serem recuperados. O principal objectivo é dar-lhes uma segunda vida dado que habitualmente são descartados após alguma anomalia.
Tiago Maia, administrador da MatosinhosHabit, declarou: «esta iniciativa vai ao encontro do plano de acção que definimos para este ano, já que a MatosinhosHabit assumiu, como um dos seus principais eixos de intervenção, o trabalho com a população favorecendo ambientes inclusivos e saudáveis. Uma acção que passa pelo apoio às comunidades locais, sensibilizando-as para uma melhor gestão dos seus recursos disponíveis.»
Esta parceria entre as duas entidades estabelece também diversos mecanismos de cooperação que tornam possível a participação conjunta em projetos de recuperação de pequenos equipamentos eléctricos, tendo em conta o ciclo de vida de produtos identificados como REEE (Resíduos de Equipamentos Elétricos e Electrónicos).
Por outro lado, Tiago Maia, salienta que «estes princípios, a par, com uma maior consciencialização da população face ao desperdício, à utilização inadequada, ao desuso inapropriado dos recursos e ao impacto ambiental, vêm intensificar a intervenção junto da comunidade e a promoção de iniciativas de estímulo a práticas do uso consciente dos recursos, designadamente quanto ao incentivo para a reciclagem e na redução da produção de lixo.»