A sede da Associação dos Amigos do Fado de Matosinhos, no Conjunto Habitacional de Monte Espinho, é a parte mais visível das obras de beneficiação realizadas, encontrando-se aberta ao público e disponível para momentos de reunião da população. Para além desta sede da associação, outro espaço municipal neste Conjunto Habitacional está a ser intervencionado com o objetivo de ficar disponível para a comunidade.
Estas obras enquadram-se no âmbito do programa de reabilitação das sedes das associações e outros espaços nos conjuntos habitacionais do Município de Matosinhos, procurando conferir melhores condições para a dinamização de eventos destinados à comunidade.
O Administrador da MatosinhosHabit, Tiago Maia, em visita às instalações intervencionadas, de acordo com as orientações da Direção-Geral da Saúde, afirmou que “as associações e coletividades do concelho são fundamentais para a intervenção comunitária, congregando esforços para o desenvolvimento social do território. A aposta da MatosinhosHabit tem contribuido para estimular o associativismo e a sua presença nos conjuntos habitacionais, tanto mais que temos hoje várias coletividades ativas, que tornam Matosinhos um concelho socialmente vivo”.