A MatosinhosHabit contínua disponível para apoiar os seus munícipes na submissão de candidaturas ao “1º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação”, bem como no acompanhamento de todo o processo. Para o efeito, os munícipes devem contactar a MatosinhosHabit através do telefone 229 399 990 ou do mail: geral@matosinhoshabit.pt

Dois meses após o lançamento do serviço de apoio ao “1º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação”, um projecto que tem como objectivo promover soluções habitacionais justas e apropriadas para quem mais necessita, mais de 150 agregados familiares já recorreram aos serviços da MatosinhosHabit solicitando informações sobre o programa. Destes, 23 reúnem as condições de acesso ao programa e aguardam agora a fase de instrução de candidatura.

Este programa, inserido na Estratégia Local de Habitação, dispõe de várias soluções de apoio que prevêem financiamento para arrendamento, reabilitação, construção e aquisição, tendo em conta as condições previamente estabelecidas neste programa.

E, são várias as situações que se enquadram no âmbito deste apoio financeiro, nomeadamente: precaridade (violência doméstica, insolvência e pessoas sem abrigo), inadequação (incompatibilidade do fogo com pessoas nele residentes), sobrelotação (habitação insuficiente para composição do agregado), insalubridade e insegurança (fogo sem condições mínimas de habitabilidade ou sem segurança estrutural. Estão também abrangidas situações específicas para os núcleos precários e degradados.

«A MatosinhosHabit pretende, através das candidaturas e do apoio aos munícipes para a sua formalização, contribuir para que todos os que mais necessitam tenham uma habitação adequada, digna, segura e confortável. O Programa 1º Direito vem ajudar a concretizar essa necessidade, razão pela qual, reforçamos a nossa disponibilidade para apoiar os matosinhenses que podem beneficiar deste apoio.», explica Tiago Maia, administrador da MatosinhosHabit.

A MatosinhosHabit, em parceria com a Associação Ipsum Home, continuarão a dar apoio na formalização das candidaturas, bastando para isso que os munícipes interessados, contactem a MatosinhosHabit através do telefone 229 399 990 ou do mail: geral@matosinhoshabit.pt.