A campanha de recolha de tampas “O Tampinhas, uma ação conjunta entre a MatosinhosHabit e a Lipor, atingiu o patamar dos 800 quilos. Esta iniciativa que decorre no concelho de Matosinhos continua a crescer e a contar com o apoio dos munícipes.

Com o objectivo de maximizar a recolha de tampinhas, e tendo em conta o cenário actual de encerramento de escolas, a MatosinhosHabit disponibiliza várias estruturas artísticas de recolha no concelho que permitem assim uma maior proximidade com a população matosinhense.

Através destes pontos de recolha, a MatosinhosHabit conseguiu angariar, até à data, 840 quilos de tampinhas de plástico. Trata-se de uma etapa importante numa campanha que tem como meta principal a angariação de uma tonelada de tampinhas que serão posteriormente revertidas em equipamento médico diverso.

Atualmente, as estruturas de recolha estão dispersas pelos seguintes locais em Matosinhos:

  • Bar municipal do edifício dos Paços do Concelho (em parceria com a CCD Matosinhos).
  • Receção do Centro de Desportos e Congressos (em parceria com a MatosinhosSport).
  • Receção da LIPOR (Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto).
  • Galerias Mauritânia, onde se localiza a sede da MatosinhosHabit.

Tiago Maia, administrador da MatosinhosHabit, salienta que «a iniciativa “O Tampinhas” reveste-se de grande importância não só pelo objectivo da mesma, mas também porque promove a reciclagem, o que se traduz numa significativa poupança de recursos naturais e na contribuição para a redução da poluição. Este patamar de tampinhas recolhidas deve-se também à rede de parceiros que se juntaram à campanha, entre eles lojistas, instituições de ensino e associações.»