A MatosinhosHabit acaba de integrar o programa “Compromisso Pagamento Pontual”, uma iniciativa que visa a promoção de uma cultura de pagamento atempada aos fornecedores.

A MatosinhosHabit integrou o programa “Compromisso Pagamento Pontual”, uma plataforma onde se encontram reunidas várias empresas que se comprometem a remunerar atempadamente aos seus fornecedores, para que a liquidação de dívidas aconteça de forma célere e para que os pagamentos não fiquem retidos por tempo indeterminado.

Segundo dados atuais disponibilizados pela informaDB, 84% das empresas nacionais não obedece aos prazos de pagamento previamente estipulados, o que muitas vezes se transforma numa ameaça à continuidade de várias firmas. Neste sentido, a iniciativa desafia a que se respeite o pagamento para que se termine, assim, com um ciclo vicioso de incumprimentos e de um acumular de débitos, para bem da competitividade da economia portuguesa.

Tiago Maia, administrador da MatosinhosHabit declara: «O rigor e gestão equilibrada permite à MatosinhosHabit apresentar-se como uma empresa financeiramente saudável. Ao assumir este compromisso estamos a contribuir para uma melhoria significativa da “saúde” da economia do país. E se esta já era uma obrigação de todos, numa altura em que vivemos uma fase tão crítica, torna-se imperativo manter o cumprimento das nossas responsabilidades.»

O programa “Compromisso Pagamento Pontual” envolve o cumprimento de determinadas regras por parte das empresas aderentes, nomeadamente: ter prazos efectivos de pagamento aos fornecedores, de acordo com a legislação em vigor, no cumprimento dos prazos acordados; ter instruções claras e os procedimentos internos necessários para que os pagamentos sejam efectuados até à data de vencimento das facturas; dar conhecimento, por escrito, aos colaboradores envolvidos no processo e aos principais fornecedores, da adesão a este compromisso; e solicitar a suspensão ou cancelamento deste programa sempre que a empresa não o possa cumprir, temporária ou permanentemente.