O projecto Mural(iz)arte da MatosinhosHabit passou a fazer parte da plataforma europeia Housing Evolutions da Federação Europeia da Habitação Pública, Cooperativa e Social. Assim, e a partir de agora, esta iniciativa passa a ser conhecida também além-fronteiras.

Implementado em 2018, o projecto Mural(iz)arte da MatosinhosHabit encontra-se disponível para consulta no site da Housing Evolutions (www.housingevolutions.eu), dando assim a conhecer o seu conceito, as acções desenvolvidas, os intervenientes e os resultados alcançados.

Referenciado na plataforma internacional de habitação como projecto de “arte urbana como motor de inclusão”, o Mural(iz)arte aparece descrito como uma iniciativa de inclusão das populações residentes nos núcleos habitacionais de Matosinhos, destacando-se por ter ajudado a colorir os vários conjuntos habitacionais do concelho. Tendo como principal objectivo a intervenção comunitária, o projecto envolveu moradores e outras entidades locais, pertencentes à Rede Social de Matosinhos.

O Housing Evolutions descreve toda a acção que envolveu a produção e a pintura dos murais, sublinhando a participação da comunidade assim como as sessões preparatórias em que todos tiveram de participar com o intuito de desenvolver competências sociais, nomeadamente ao nível do trabalho em grupo e comunitário, da liderança e das competências artísticas.