(imagens de 2019)

A MatosinhosHabit promoveu no ano de 2019, em colaboração com a Câmara Municipal de Matosinhos/Divisão do Ambiente e com a União de Freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo, uma ação de limpeza na Praia da Memória (Perafita) que contou com, aproximadamente, 70 voluntários. O objetivo era a recolha de resíduos e arranque de chorões, numa zona devidamente delimitada, para preservação das dunas naturais existentes e onde foram também recolhidos alguns resíduos sólidos.

Com esta iniciativa, a MatosinhosHabit pretendeu promover ambientes inclusivos e saudáveis junto da população, relacionando e sensibilizando para conceitos como a economia circular, a sustentabilidade, o uso eficiente dos recursos naturais e a preservação e proteção do meio ambiente. Para Tiago Maia, administrador da MatosinhosHabit, “este tipo de iniciativa reveste-se de extrema importância, em primeiro lugar, porque alerta a população para a importância da preservação do meio ambiente e, em segundo, por consolidar políticas educacionais para que o futuro das novas gerações possa ser assegurado”.

Os voluntários envolvidos faziam parte do projeto “Guarda em Ação”/ADEIMA, aos Escuteiros do Agrupamento de Perafita, aos Escuteiros do Agrupamento de Santa Cruz do Bispo, ao ATL da Associação Trabalho Social Voluntário de Lavra e ainda ao grupo de Voluntários/as do Programa Municipal de Voluntariado em Matosinhos – VEM.

Devido às contingências atuais, não foi possível dar continuidade a esta ação no presente ano mas o sucesso da mesma está aos olhos de todos! A limpeza efetuada na zona das dunas, com o arranque Carpobrotus edulis (mais conhecida pelo nome comum de chorão-das-praias), uma espécie invasora e que impede o crescimento das plantas nativas das dunas, foi de tal maneira eficaz que deu espaço ao crescimento das plantas dunares. Essa zona encontra-se agora protegida e limpa!

A MatosinhosHabit agradece a colaboração de tod@s @s voluntári@s que se uniram na promoção desta iniciativa.