Newsletter – Fevereiro de 2020

Toda a atividade da Empresa Municipal de Habitação no mês de Fevereiro.

#matosinhoshabit #Matosinhos #habitação #reabilitaçãourbana #newsletter

*|MC:SUBJECT|*

Newsletter - Fevereiro

Matosinhos, um exemplo de como os municípios estão a combater os problemas da habitação

 
O movimento de cooperativas, que foi pioneiro em Matosinhos (Grande Porto) na construção de habitação a custos controlados, não foi esquecido no conjunto das novas medidas de apoio à habitação, promovidas pela autarquia local.
 
A garantia é dada por Tiago Maia, administrador da MatosinhosHabit – Empresa Municipal de Habitação, da Câmara Municipal de Matosinhos (CMM), em entrevista ao idealista/news. “Estamos a analisar o apoio das cooperativas de habitação. Fomos ouvi-los e queremos envolvê-los”, conta.

Na sua opinião, “isto serviu de estimulo para despertá-los”, frisando que este ano haverá também “algumas novidades em relação aos novos conceitos de habitação, como é o caso do coliving e do cohousing”, de forma a resolver a situação de famílias, em idade avançada, “que estão a morar em tipologias grandes”, mas que são “pessoas capacitadas que não encontram nos lares uma resposta”.

Este valor será comparticipado pelo Estado/IHRU – no caso de reabilitação, a comparticipação pode atingir 50%; nos restantes casos (aquisição, construção), pode atingir uma contrapartida de 40% do total do investimento. Neste momento, de acordo com o responsável, foram inscritas 34 ações no plano de investimentos (11 de iniciativa dos proprietários privados e 23 da iniciativa da CMM) a concretizar até 2025, embora com a possibilidade “de revisão a cada seis meses”.
ver entrevista completa

MatosinhosHabit integra programa "Chave de Afetos"

Com o objetivo de proporcionar um acompanhamento de proximidade à população idosa do concelho, a MatosinhosHabit, em conjunto com a Câmara Municipal de Matosinhos e a Santa Casa da Misericórdia do Porto, está a implementar o novo programa de apoio domiciliário “Chave de Afetos”. Desenvolvido no seio da Rede Social, o projeto vai assegurar o conforto e bem-estar da população idosa.

 

Encontro Temático da Rede Social de Matosinhos

A Comissão Social de Freguesia de Matosinhos inscreveu no seu Plano de Ação para o ano 2019, a organização de um Encontro Temático da Rede Social, sobre a temática “Ser Maior em Matosinhos”. A MatosinhosHabit marcou presença através do administrador, Tiago Maia.

Seminário sobre a Habitação em Évora

«Das Estratégias Locais de Habitação à Lei de Bases da Habitação: Vantagens e Constrangimentos», é o título do debate promovido pela Associação Portuguesa de Habitação Municipal (APHM), que decorreu em Évora, no dia 14 de fevereiro. O seminário visou proporcionar aos associados e outros interessados a partilha de diferentes metodologias seguidas na implementação da lei por seis municípios de diferentes dimensões e realidades.

MatosinhosHabit apoia idosos do concelho

Apoiar e ajudar a comunidade idosa do concelho de Matosinhos em pequenos serviços relacionados com a manutenção habitacional é um dos principais objetivos do serviço “Matosinhos Solidário”. Destinado a todos os munícipes com idades iguais ou superiores a 65 anos, esta iniciativa desenvolve-se no âmbito do programa “MATOSINHOSénior” criado pela CMM.

Facebook
Link
Website
Email
YouTube






This email was sent to *|EMAIL|*
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
*|LIST:ADDRESSLINE|*

*|REWARDS|*