A conferência “Habitação e Modernização: Novas estratégias e ferramentas” marcou o arranque do Salão Imobiliário do Porto (SIP2019), a maior feira do setor em Portugal. Luísa Salgueiro, Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, aproveitou a iniciativa para saudar o governo pelo recente Programa de Arrendamento Acessível, portaria que foi hoje publicada em Diário da República e que pretende incentivar os proprietários a baixar as rendas em pelo menos 20%.

O Programa de Arrendamento Acessível tem como objetivo dar resposta a situações de dificuldade no acesso à habitação, desde os agregados familiares que mesmo com rendimentos médios não conseguem suportar os custos da habitação própria, até aos estudantes ou cidadãos que precisam apenas de um quarto durante um determinado período de tempo.

Para Luisa Salgueiro este programa representa um momento histórico para as cidades, nomeadamente para Matosinhos onde a habitação é vista como uma prioridade, dando ainda nota de que o município está a desenvolver uma nova Estratégia Local de Habitação, documento que servirá de base para a geração de novas políticas no concelho.

“A Estratégia Local de Habitação é o desafio que, de momento, mais nos mobiliza. Até ao verão teremos o documento pronto e, garantimos, vamos responder aos anseios daqueles que procuram Matosinhos para morar. E não nos referimos apenas a habitação. Mobilidade, respostas culturais e serviços educativos serão vistos como um todo.”, refere Luísa Salgueiro, que é também presidente do Conselho de Administração da MatosinhosHabit.

A Estratégia Local de Habitação pretende articular a política municipal de habitação no quadro geral das políticas municipais, especialmente nos domínios do planeamento e gestão do território, desenvolvimento social, reabilitação urbana, mobilidade e desenvolvimento económico.

A Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos aproveitou o certame para reforçar o empenho, o compromisso e a vontade do concelho em arrancar para aquilo que considera ser uma revolução na habitação nacional.

“As dificuldades crescentes e comuns no acesso à habitação e a persistência de pessoas e agregados a viver em situações indignas colocaram a habitação de novo na agenda das políticas públicas nacionais e, por isso, queremos saudar o Ministério das Infraestruturas e Habitação pelo novo programa de rendas acessíveis”, reforça Luísa Salgueiro.

O Salão Imobiliário do Porto (SIP) 2019 decorre até ao próximo domingo, 09 de junho, na Exponor, em Matosinhos. Esta é a maior feira nacional do setor e durante os quatro dias do certame espera receber mais de 25 mil visitantes.

#SIP2019 #Habitação #MatosinhosHabit #Matosinhos#SalãoImobiliáriodoPorto