A MatosinhosHabit vai estar presente no Salão Imobiliário do Porto (SIP2019), iniciativa que decorre de 06 a 09 de junho na Exponor, em Matosinhos. Com um stand de 100 metros quadrados partilhado com o departamento turístico da autarquia, a empresa municipal pretende, durante os dias do certame, recolher contributos para a elaboração da Estratégia Local de Habitação.

“Um café em troca da sua opinião” será uma das atividades que o stand da empresa municipal vai disponibilizar, convidando todos os participantes a partilhar aquilo que consideram que faz falta a Matosinhos em termos de habitação, bem como a elencarem as zonas da cidade que consideram mais positivas, críticas ou com potencial. Em contrapartida, a MatosinhosHabit oferece um café.

Para além deste breve questionário, no stand da MatosinhosHabit será também possível construir a cidade ideal. A iniciativa, promovida em colaboração com a Arkiplay, vai contar com uma maqueta de Matosinhos onde todos os participantes vão poder destacar aqueles que consideram ser os pontos fortes e aqueles que poderão ser melhorados neste território.

O objetivo desta atividade é convidar os participantes a refletir sobre o espaço público, designadamente sobre os edifícios existentes, a relação entre as ruas e as construções que as ladeiam, a qualidade e os tipos de espaços que existem e aqueles que poderão existir.

A MatosinhosHabit vai ainda convidar todos os participantes a completar a frase “Se eu fosse presidente de Câmara o que faria diferente…”, com o objetivo de recolher opiniões que contribuam para uma cidade construída por e para todos.

Os contributos recolhidos durante o certame serão detalhadamente analisados e considerados na nova Estratégia Local de Habitação, documento que servirá de base a uma nova geração de políticas de habitação no concelho.