O Programa Municipal de Apoio ao Arrendamento (PMAA) chegou a mais 39 novas famílias, distribuídas pelas antigas 10 freguesias do concelho, que receberam pela primeira vez o cheque de apoio à renda.

A cerimónia de entrega de cheques decorreu no dia 30 de maio, no Edifício dos Paços do Concelho, e contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, e do administrador da MatosinhosHabit, Tiago Maia.

“A continuidade do programa de apoio é de extrema importância para a estratégia de habitação do município. O tempo de resposta do PMAA é bastante superior ao realojamento habitacional e, assim, podemos continuar a diminuir as listas de espera”, salienta Luísa Salgueiro.

O PMAA apoia atualmente mais de 700 famílias, com valores que variam entre os 75 e os 125 euros por mês. Este programa constitui uma alternativa à habitação social, evitando o desalojamento perante ações de despejo.

“Este programa habitacional evita o realojamento em habitações sociais, o desenraizamento das famílias e presta um apoio imprescindível em momentos de dificuldade financeira, aliviando muitas vezes os orçamentos mensais”, refere Tiago Maia.

O PMAA surgiu em 2009 para dar resposta aos problemas de habitação existentes no concelho. Ao longo dos últimos 10 anos, já apoiou um total cumulativo de 6182 famílias, num investimento de aproximadamente 7,5 milhões de euros por parte da autarquia.