A MatosinhosHabit acaba de estabelecer uma parceria com a Delegação do Norte da Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais para integrar, na sua atividade e projetos, munícipes que tenham de dar cumprimento a medidas judiciais de trabalho comunitário.

Esta parceria constitui a MatosinhosHabit como “Entidade Beneficiária de Trabalho” e viabiliza a execução de penas/medidas judiciais de “Trabalho a Favor da Comunidade”, tendo como objetivo contribuir para a alteração de preconceitos ou estereótipos em relação aos cidadãos alvo de condenação.

“O município de Matosinhos tem vindo a promover e a consolidar o desenvolvimento de políticas ativas de solidariedade social. Esta parceria reflete mais uma forma de concretizar esta integração, através da política de proximidade, de aproximação das comunidades e da corresponsabilização de toda a sociedade”, refere Tiago Maia, administrador da empresa municipal.

Recorde-se que um dos princípios orientadores das penas e medidas privativas de liberdade estabelece que, sempre que possível, a sua execução se realize em cooperação com a comunidade, devendo a reparação do dano ser feita através da participação em tarefas úteis e de interesse público.

A parceria agora estabelecida está integrada no Plano de Ação para 2019 da MatosinhosHabit, através do qual se pretende iniciar e reforçar novos campos de intervenção. Com efeito, a empresa municipal tem vindo a adensar uma rede de parcerias focadas na qualidade de vida e no desenvolvimento saudável, inclusivo e sustentado da comunidade.