A MatosinhosHabit está a promover uma campanha contra o desperdício alimentar através de sessões com os munícipes a residir nos conjuntos habitacionais da autarquia. A iniciativa pretende sensibilizar os cidadãos para a redução do desperdício e, simultaneamente, para a importância da poupança.

Realizada em parceria com a Divisão de Ambiente da Câmara Municipal de Matosinhos, a campanha desenvolve, junto dos habitantes do parque habitacional, aprendizagens para o reaproveitamento dos alimentos, para a poupança na confeção dos mesmos e promove, também, a introdução de hábitos alimentares saudáveis.

“Esta iniciativa reforça, uma vez mais, o trabalho de proximidade que temos vindo a desenvolver junto das comunidades do parque habitacional de Matosinhos. Melhoramos as condições habitacionais dos nossos munícipes e, ao mesmo tempo, contribuímos para o desenvolvimento social de cada indivíduo”, salienta Tiago Maia, administrador da empresa municipal.

A primeira sessão da campanha ocorreu a 22 de maio, no Parque Ecológico do Monte de São Brás, em Santa Cruz do Bispo, e contou com a participação da população dos conjuntos habitacionais da Guarda e das Farrapas. Esta iniciativa foi ainda realizada com a colaboração da Associação Para o Desenvolvimento Integrado de Matosinhos (ADEIMA), no âmbito do projeto “Guarda em Ação”.

A próxima sessão terá lugar no dia 29 de maio, no conjunto habitacional do Seixo, em São Mamede de Infesta.

A campanha contra o desperdício alimentar está inserida no programa “Trabalhar as Envolventes Sociais Favorecendo Ambientes Inclusivos e Saudáveis” do Plano de Atividades da MatosinhosHabit para 2019, que pretende desenvolver iniciativas que valorizem a envolvente social e sustentável nos conjuntos municipais.