A iniciativa “Lugar de Partilha – Laboratório de Autoconstrução”, que decorreu no Conjunto Habitacional da Guarda, de julho a agosto de 2018, coordenado pelo Arq.º Roberto Cremascoli, teve como objetivo criar uma pequena estrutura de apoio à comunidade local, denominado, “Casa de Brincar”.
 
Contou com a colaboração de estudantes de arquitetura de todo o mundo e com a participação ativa da população local e no local. No decorrer deste projeto, foram firmadas as parcerias imprescindíveis com a União de Freguesias – Perafita, Lavra e Stᵃ Cruz do Bispo, assim como, com outros parceiros, como é o caso, do Arkiplay, da ADEIMA e das coletividades e instituições locais.
 
Com vista à presunção da iniciativa, a MatosinhosHabit, realizou várias ações, nomeadamente, visita dos moradores do mesmo Conjunto Habitacional à CASA DA ARQUITECTURA, que decorreu a 27 de julho de 2018.
Hoje, o “Guarda em Ação”, realizou a tão esperada visita à Casa da Arquitetura. Esta iniciativa contou ainda com a colaboração da União de Freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo, que assegurou o transporte das crianças do projeto.
 
Refira-se, ainda que a MatosinhosHabit e o “Guarda em Ação”, posteriormente à instalação da “Casa de Brincar”, desenvolveram atividades sob a temática dos cuidados a ter com o sol, em colaboração com a Unidade Local de Saúde de Matosinhos, e da reciclagem, em colaboração com a Lipor, numa lógica de trabalho colaborativo, em prol da apropriação coletiva do território.
 
#LugardePartilha #GuardaemAção #matosinhoshabit #matosinhos #matosinhosinclusivo