A MatosinhosHabit esteve presente no passado dia 22 de fevereiro na 1ª Conferência Internacional COHousing em Portugal – Viver Sustentável, promovida pela associação HAC.ORA.

Um cohousing é uma comunidade intencional e auto-gerida, na qual espaços e instalações comuns complementam as habitações privadas, sendo um modelo habitacional alternativo inserido no conceito abrangente de ‘habitação colaborativa’, que engloba vários modelos de habitação auto-gerida, tais como cooperativas de habitação, Community Land Trusts (CLTs), abordagens de auto-construção, entre outros. Hoje são vários os motivos que impulsionam o desenvolvimento deste tipo de  projetos: não só de cariz ideológico, mas também prático (reduzir a carga do trabalho doméstico, como cozinhar e limpar), económico (encontrar formas acessíveis de se viver na cidade) e social (aumentar a inclusão social, assim como promover o envelhecimento ativo e o combate à solidão).

Nesta conferência foram apresentadas experiências de Cohousing na Suécia,  Espanha e Hungria, com enfoque nos desafios e possibilidades deste modelo habitacional. Com estudiosos do cohousing e das suas envolventes sociais e entidades que abordaram as necessidades actuais do nosso país e de que forma estes sistemas trazem novas formas de habitação acessível.