No dia 14 de fevereiro, alunos do 11.º ano de Economia da Escola Secundária João Gonçalves Zarco realizaram uma visita à MatosinhosHabit. O interesse manifestado por estes jovens em conhecer melhor toda a Empresa, com vista à realização de um trabalho escolar a respeito do tema Habitação Social, foi desde logo apadrinhado pela Administração.

Durante a visita, o administrador executivo, Tiago Maia, deu a conhecer a MatosinhosHabit, tendo como base a clarificação e cumprimento dos valores do Rigor na gestão do “edificado público”, da Responsabilidade Social, da Transparência e da Proximidade. Os alunos, ao longo desta visita, ficaram conscientes de que a atribuição de uma habitação não esgota o campo de atuação e responsabilidade do município. Um longo e contínuo trabalho é realizado com os munícipes, na adaptação à nova habitação, no enraizamento ao local e no melhoramento das suas competências pessoais e sociais, em articulação com as diferentes instituições que integram a Rede Social do Concelho de Matosinhos. Tiveram a oportunidade de obter informações sobre os procedimentos desenvolvidos pela MatosinhosHabit e as prerrogativas de atuação na prossecução da sua missão de “providenciar habitação digna para todos os munícipes”. O objetivo fundamental visado é a “Humanização da Habitação”, através da participação e desenvolvimento de projetos, que ultrapassam a mera gestão dos Conjuntos Habitacionais. Destacam-se, de entre os projetos que foram dados a conhecer aos alunos, os seguintes: o Programa Municipal de Apoio ao Arrendamento, o apoio jurídico, o apoio socio-económico e projetos desenvolvidos no âmbito colaborativo e de parcerias institucionais. Perspetivou-se o futuro através da Estratégia Local de Habitação e as intervenções de reabilitação do Parque Habitacional.

“A MatosinhosHabit reconhece a importância do contacto institucional que este tipo de iniciativa permite a estes jovens e à restante sociedade. É um investimento no projeto educacional e um investimento na clarificação e qualificação dos projetos sociais e a sua importância na cidadania do futuro”, referiu Tiago Maia.

Com a experiência vivenciada, os estudantes poderão dar continuidade aos seus trabalhos em sala de aula. Para a MatosinhosHabit, a iniciativa foi importante já que dá continuidade ao projeto “Portas Abertas”, que tem por objetivo dar a conhecer o trabalho desenvolvido pela Empresa Municipal.