Refletir e Aagir – São as principais ações desta Comissão de Parceiros que vai incidir o seu trabalho sobre as problemáticas de âmbito social, bem como procurar soluções e articular recursos para uma resposta social integrada no Conjunto Habitacional do Seixo.

Esta Comissão de Parceiros é composto por entidades com responsabilidade social no território que, através de um trabalho em rede, vão contribuir com as suas competências e ferramentas de ação para criar novas estratégias neste âmbito. A segunda reunião realizou-se a 14 de janeiro e contou com a presença de 12 representantes de organizações que terão intervenção neste projeto.

Neste encontro, Tiago Maia, Administrador Executivo da MatosinhosHabit, realçou o foco do “trabalho em parceria e em rede” que “é essencial para que juntos possamos chegar onde sozinhos não conseguiríamos”. “Ainda não tinha sido possível reunir o tecido associativo em prol de um projeto desta natureza. Esta agregação é uma boa base de partida. As instituições estão vivas, a questão social não é uma coisa por si só, é algo que está em conjunto e em ligação com as restantes situações que existem”, destacou.

Deste modo, numa primeira fase, encontra-se em análise a capacidade de resposta da Comissão de Parceiros de acordo com as entidades intervenientes participantes para que, no futuro, seja possível definir as estratégias de ação do projeto, dando início à sua componente prática.

O aumento do trabalho em rede, com parcerias e articulação entre parceiros, o uso dos recursos para facilitar e otimizar o trabalho desenvolvido, a construção de uma visão diagnóstica do território e a diminuição do isolamento das comunidades foram questões debatidas durante esta primeira reunião.

Fazem parte desta Comissão de Parceiros a MatosinhosHabit, a Câmara Municipal de Matosinhos, a União de Freguesias de Senhora da Hora e São Mamede de Infesta, a ADEIMA, o Agrupamento de Escolas do Padrão da Légua, a CPCJ de Matosinhos, a Escola de Segunda Oportunidade, a PSP de São Mamede de Infesta, a Segurança Social, a ULS Matosinhos, a ASSUS – Associação de Solidariedade Social da Urbanização do Seixo e a Associação Mais.

#matosinhoshabit #matosinhos #habitação #seixo #matosinhosinclusivo