A empresa municipal MatosinhosHabit e a associação Ipsum Home protocolaram no final de outubro uma parceria que veio permitir aos munícipes de Matosinhos beneficiarem de aconselhamento económico-financeiro, nomeadamente em situações de endividamento e de particular vulnerabilidade financeira, dando também resposta a um diagnóstico realizado pela empresa que gere o património habitacional da Câmara Municipal de Matosinhos, o qual detetou a existência de agregados familiares com carências económicas agravadas pela deficiente gestão do seu orçamento familiar.

Em novembro, esta parceria permitiu o acompanhamento a 20 munícipes que apresentavam entre as diversas problemáticas, rendas em atraso, dívidas e má gestão do orçamento familiar. Destes 20 processos, 8 já se encontram regularizados e os restantes encontram-se em fase de resolução, com diligências junto das entidades credoras ou em reajuste do orçamento familiar.

“A nossa gestão não pode compreender unicamente a mera gestão habitacional. A resposta às diferentes necessidades dos cidadãos deve ser ajustada à realidade de cada um. Este “aconselhamento socioeconómico” é exemplo disso.”, afirmou o Administrador da Empresa Municipal, Tiago Maia.

A associação Ipsum Home é uma pessoa coletiva de direito privado, de carácter cultural e sem fins lucrativos, que se dedica à análise, apoio, educação e formação em matéria de crédito, seguros e contratos, e apoios no empreendedorismo e empregabilidade. Esta entidade visa orientar e aconselhar cidadãos e/ou agregados familiares em situação de endividamento e/ou sobre-endividamento na resolução de problemas de foro financeiro.