Realizou-se, no passado dia 30 de outubro, em Guimarães, o III encontro das entidades responsáveis pela habitação municipal (região Norte) com organização da empresa responsável no concelho de Guimarães – CASFIG.

Entre os vários temas abordados, debateram-se questões como a operacionalização das medidas da Nova Geração das Políticas de Habitação, a manutenção preventiva e reabilitação do parque habitacional municipal, o atendimento de proximidade e a promoção de ações e respostas de integração social da população residente em habitação social.

O encontro teve uma participação ativa dos vários participantes: Guimarães (CASFIG), Matosinhos (MatosinhosHabit), Braga (BragaHabit), Porto (Domus Social), Vila Real (Vila Real Social), Valongo (Vallis Habita), Vila Nova de Gaia (Gaiurb) e município de Gondomar.

No seguimento deste encontro das entidades responsáveis pela habitação municipal, o administrador executivo da MatosinhosHabit, Dr. Tiago Maia, refere que “as empresas municipais partilham nestes encontros as suas boas práticas, experiências e conhecimento, partilhando as formas de responder aos novos desafios que nos são colocados, nomeadamente a dinamização do mercado de arrendamento, a oferta de habitação acessível para população, bem como a requalificação dos bairros municipais e a necessidade de reforçar o quadro de parcerias com a sociedade civil.”